Em continuidade a retrospectiva das exposições temporárias que marcaram os 10 anos do Museu Afro Brasil, iremos relembrar a exposição “Tornar-se Escravo no Brasil do Século XIX – Fotografias e Documentos”, realizada em 2012. 
A exposição contou com um conjunto de imagens e documentos que testemunham o cotidiano dos negros no Brasil do século XIX. Esse precioso acervo que o colecionador Ruy Souza e Silva gentilmente cedeu ao Museu Afro Brasil para essa exposição abarca obras de Jean Baptiste Debret, pintor e desenhista francês que esteve no Brasil entre 1816 e 1831; de Johan Moritz Rugendas, um dos mais talentosos artistas viajantes que passaram pelo Brasil no século XIX; do fotógrafo Christiano Júnior, que retratou pessoas de origem africana, escravas ou libertas, além de documentos originais ligados à escravidão, como declarações de compra de escravos e uma carta de liberdade. 
A exposição desse rico conjunto permitiu ao visitante uma aproximação com esse período perverso do Brasil construído pela infâmia da escravidão.
#mab #museuafrobrasil #10anos #culturabrasileira #arte #culturasp #museu #brasil