Como parte da retrospectiva das exposições marcantes durante os 10 anos do Museu Afro Brasil, iremos relembrar a exposição exibida em 2012 "João e Arthur Timótheo da Costa - Os Dois Irmão Pré-Modernistas Brasileiros". 
Nascidos no seio de uma família humilde, João e Arthur Timótheo da Costa ingressaram na Escola Nacional de Belas Artes e rapidamente se destacaram, participando de exposições e executando obras e decorações em instituições cariocas de prestígio, como o Salão do Fluminense Football Clube. Apesar da intensa atividade artística dos dois irmãos, ambos ainda jovens tiveram um fim doloroso no Hospício de Alienados do Rio de Janeiro, pondo fim a um processo artístico em ascensão. 
É por isso que, de acordo com Emanoel Araujo, “Essa retrospectiva de João e Arthur Timótheo da Costa corresponde absolutamente à perspectiva do Museu Afro Brasil de defesa da memória dos que foram maltratados pelo tempo e pelo descaso, dos que de fato deram seus talentos e suas vidas para construir seus sonhos, a despeito de trajetórias muito sofridas, como as desses dois artistas brasileiros extraordinários”.
#mab #museuafrobrasil #10anos #culturabrasileira #arte #culturasp #museu #brasil